Vereador apresenta Projeto de Lei para denominar Estrada Municipal Secundária SMA 203-S

Administração - Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022


Vereador apresenta Projeto de Lei para denominar Estrada Municipal Secundária SMA 203-S

 

 

O Vereador Agnaldo Pereira Júnior (Guininha), apresentou nesta Sessão Legislativa de quarta-feira (19), um Projeto de Lei de Nº163/2022 para denominar de Horácio do Espírito Santo Neto a Estrada Municipal Secundária SMA 203-S, localizada no bairro do Turvo, em São Miguel Arcanjo. A família de Horácio do Espírito Santo Neto, esteve presente no Plenário Manoel Fogaça e conferiu a votação em favor da denominação, que foi aprovada por todos os Vereadores presentes na Sessão, um membro da família, usou a tribuna para ler a biografia de Horácio.

BIOGRAFIA

 Horácio do Espírito Santo Neto Horácio 'do Espirito Santo Neto, quinto filho do Sr. Azarias Macário do " Espirito Santo e da Sra.: Maria Bueno do Espirito Santo, em um total de 12 irmãos. Nasceu em 1932, em Lambari-- MG e lá viveu até os 09 anos, tendo uma vida regada de muitos aprendizados, dificuldades, conquistas e vitórias: É o Seu pai Azarias, um homem empreendedor, mudou-se para o município de Santa Izabel - SP, na década de 40, ocasião em que levou toda a família. Horácio, estudou formalmente40 dias em uma escola da roça, no município de Santa Izabel. Mas, aprendeu muito com seu pai, que desde pequeno o ensinou a trabalhar no ramo de carreador de bois, levando a madeira até a estrada onde um caminhão carregava e entregava para a empresa Siderúrgica Alipert, além de aprender também a ser criador: de gado leiteiro. 

 

Aos 19 anos de idade retornou ao município de Lambari - MG para se casar com Maria José do Espirito Santo, no ano de 1951. Viveu neste mesmo município por dois anos e lá nasceu seu. Primogênito José Idevardo Espírito Santo. Após, retornou para junto de seu pai em Santa Izabel, ocasião em que teve suas filhas Maria das Graças, Hilda e Zilda. Foi com seu pai que aprendeu a ser negociante de-carros, gado; terras e; dessa forma foi conquistando seus bens. 

Em: 1958, seu pai comprou terras em São Miguel Arcanjo. - SP e ele. embarcou junto comprando sua primeira terra no bairro Morro Vermelho, Itapetininga - SP. Neste tempo, nasceram seus filhos Geraldo, Francisco Carlos, Azarias (in memoriam) e José Horácio, “o “. Sempre, seguindo os passos de seu pai, além de trabalhar com gado leiteiro, transporte de leite do laticínio Alvorada para a cidade de Santos por muitos anos e também | transportou gado para venda nos municípios de Registro e Ribeira. Fora pecuarista e agricultor.

Sua paixão por 'caminhonete começou no ano de 1964, quando adquiriu uma Chevrolet Marta Rocha. Em 1968, adquiriu e mudou-se para à chácara. Nossa Senhora Aparecida, em São Miguel Arcanjo, local que hoje é destinado ao tratamento da Sabesp e foi neste período que nasceu seu filho Roberto Carlos. Em 1970, herdou de seu pai um terreno situado à Rua Monsenhor Henrique Volta, nº 525.e ali construiu sua primeira casa. Após; no ano de 1971, nasceu Celso e “em 1973 Guilhermina (in memoriam). 

Em 1972, com determinação e garra firmou a compra de mais um sítio no " bairro do Turvo, denominado Sítio São Miguel. Neste tempo, seus filhos mais velhos o ajudavam nas tarefas tirando leite, plantando feijão, milho e cana-de-açúcar. Já suas |. filhas ajudavam sua esposa nas tarefas de casa. : ' ' Sempre empreendedor com a situação mais fácil, continuava à ajudar seu pai nas vendas de gado e em outros-negócios. Em 1975, em Sorocaba, nasceu sua filha - caçula Lúcia. Neste tempo, parte de seus filhos já estavam casados, com filhos e seguindo os passos do avô, mas continuava ajudando ao pai. . Após sua trajetória deslanchar com muito trabalho e prosperidade, expandiu seus negócios para o estado de Goiás, criando gado Nelore e plantando arroz. Contudo, após o Plano Bresser não ter dado muito certo. E com a aquisição da segunda fazenda em Goiás, perdeu quase tudo o que havia adquirido, menos à fé que sempre teve em Nossa Senhora Aparecida. Foi então, que comprou um caminhão e recomeçou à luta, e por meio deste trabalho. conheceu muitos estados, rodovias e histórias que eram muito. presentes em sua memória. os i - Sempre perseverante em -seu trabalho, cumpriu com suas obrigações. financeiras e começou a conquistar outros bens, período em que viajou e conheceu outros países. Horácio adorava fazer festa e gostava de pescar no Mato Grosso com seus amigos.

 Católico, não pensava duas vezes em ajudar à igreja e sempre era chamado para ser festeiro das comunidades, sendo o primeiro festeiro da Festa do Divino Espirito Santo. Ajudava as entidades e aos menos favorecidos que batiam em sua porta, tudo isso junto de sua mulher e de seus filhos. Em 28 de outubro de 2002 recebeu o título de cidadão são-miguelense, o ' qual teve muito orgulho em ser homenageado por esta Câmara Municipal. 

Apresentou aos munícipes de São Miguel Arcanjo uma tradição mineira, denominada Folia de Reis, em que foliões mascarados seguem à frente de um grupo de violeiros anunciando a chegada da bandeira do Divino Espirito Santo, seguidos por pessoas cantando e . recitando versos para a família, que naquele momento acolhem a bandeira do Divino Espírito Santo e em seguida vão de casa, em casa. ' . . Espírito Santo foi o sobrenome herdado através de uma família que doou seu filho a bandeira do Divino por não ter alimento na época, este menino se chamava | - José da Cunha e passou a ser chamado José Menino do Espírito Santo. Por alguns anos | foram realizados jogos de futebol entre a família Espírito Santo - SP versus família Espirito: Santo - MG. Tudo isso, para celebrar a vida e a:família. 

No ano de 2012, com idade avançada e cansado de viajar, acabou vendendo suas fazendas no estado de Goiás e entrou' em outro empreendimento. Sempre muito cauteloso com sua saúde, infelizmente, em2015, teve um câncer, porém com muito otimismo e fé obteve a cura. Nas suas empreitadas com imóveis, sempre trabalhando e resolvendo negócios, sofreu um Avc em 07 de abril de 2016, ocasião que infelizmente o-deixou acamado. – Em nenhum momento reclamou ao extremo por esta doença, pelo contrário, sempre muito paciente e com imensa vontade de viver pedia a Deus para que voltasse a trabalhar. Passado algum tempo e preocupado com 6 que poderia acontecer, chamou seus filhos para que dividissem seus bens e dessa forma foi feito.

 

 Em outubro de.2022 com muita alegria, festejou, seus 70 anos de casado, comemorando “Bodas de Vinho”. Porém, desta vez quis uma festa somente com os filhos, netos e bisnetos. Seu lema sempre foi trabalho, otimismo, perseverança e muita fé em Deus. Com muita tristeza em 31 de julho de 2022 deixou sua esposa, seus filhos, 21 netos, 22 bisnetos é 02 tataranetos. Sobretudo, deixou uma família unida, que cuidou, zelou, amou, fortaleceu e o entregou aos braços do Pai. Apesar do seu jeito “sistemático de ser, no fundo era totalmente ao contrário; tinha um coração generoso é deixou a todos - mais lembranças alegres. do que tristes. Todos nós, sua família, temos muitos motivos para agradecer o pai gigante que ele foi.

 

 

Projeto de Lei Nº 163/2022

Autoria: AGNALDO PEREIRA JUNIOR

Assunto: Dispõe sobre a denominação de HORACIO DO ESPIRITO SANTO NETO a Estrada Municipal Secundária SMA 203-S, localizada no Bairro do Turvo, no Município de São Miguel Arcanjo.

Câmara Municipal


São Miguel Arcanjo