"
A reunião de Vereadores com a Comissão de Combate ao Covid-19 no Plenário Manoel Fogaça de Almeida foi bastante longa na tarde dessa quarta-feira (3) e debateu dúvidas; medidas; além de responder ao questionamento dos municípes.
No começo da reunião o Vereador Luiz Carlos Arantes de Barbosa requereu informações sobre as ações de combate ao Covid-19 que estão sendo feitas pela Prefeitura; além disso; o nobre Vereador requisitou também ao senhor Prefeito que se determine ao setor competente que as publicações das Atas; Medidas; Decretos e Projetos referentes à Covid-19 e as reuniões semanais; a partir do mês de junho; do Comitê de Combate ao COVID-19; que sejam feitas cópias de tudo e enviadas à Câmara Municipal para que todos os Vereadores tenham conhecimento. Barbosa; em Sessão Legislativa da casa; também na quarta-feira(3) fez o Requerimento Nº 84/2020 no qual pleiteou a Mesa Diretora da Câmara que se verifique a possibilidade da composição de uma Comissão Parlamentar de Combate ao COVID – 19 nesse Poder Legislativo.
Na mesma reunião o Presidente da Câmara Marcelo Ribeiro Aguiar questionou também sobre a testagem em massa na população; como está sendo feita; e se está em todos os casos suspeitos da Covid-19 em São Miguel Arcanjo.
Já na reunião; o Vereador Luiz Carlos Arantes de Barbosa (Professor Branco)
Informou que há mais de 60 dias nenhuma cópia do que o Município está concebendo no combate ao Covid-19 chega à nobre Casa Legislativa; pois os muncípes o procuram para cobrar as ações; mediante a isso protocolou um ofício. Professor Branco pediu esclarecimentos sobre o plano estratégico que o Município possui no combate ao Covid-19; além disso; já fez um pedido e demais Vereadores também; se existe um estudo ao pagamento da insalubridade(periculosidade) aos funcionários da saúde.
Já o Vereador João Gilberto Sales Albach; questionou retorno da feira aos domingos; e se há um plano de contingenciamento; e se vamos ter que buscar socorro nos Municípios vizinhos.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Aelson de Mattos Apolinário o Município está norteado pela Legislação Estadual; e São Miguel Arcanjo não deu um passo diferentemente do Decreto do Governador Estadual; João Dória; porque os municípios que deram passos diferentes do Decreto Estadual; tiveram embargos imediatamente do Ministério Público; inclusive agora no plano de retomada alguns municípios avançaram o sinal e acabaram que tiveram que retroceder. Todas as ações de São Miguel Arcanjo foram amplamente comunicadas na Página da Prefeitura; todas as decisões tomadas pelo Comitê estão nas Redes Sociais; que por sua vez é interligada à Página da Prefeitura; há na página todas as questões de informações e despesas relacionadas ao Covid-19.
WHASTAPP DA SAÚDE
A Prefeitura está aberta a comunicação e tem um canal oficial de dúvidas para todos os cidadãos um desses canais diretos é o e-mail: coronavirus@saomiguelarcanjo.sp.gov.br . Além disso; há três canais de WhatsApp diretos para tratar de quem estiver com a doença ou suspeita que funcionam das 8H às 19H; para falar de sintoma; doença; exame; vacina; tirar dúvidas; e fazer atendimento. Os telefones do WhatsApp são (15) 99871-6487 / 99669-4833 / 99816-4998 esses números são o Chat de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde para combate ao Covid-19.
AÇÃO PARA O COMÉRCIO
Toda ação comercial na cidade de São Miguel Arcanjo está sendo acompanhada pelo Ministério Público constantemente; o comércio que está dentro do Plano do Estado de São Paulo pode estar funcionando dentro de seus protocolos e os que não podem estão no “Drive Thru”( serviço que o cliente compra sem sair do seu carro) ou no “Delivery” ( sistema de entrega de algo comprado pelo cliente através de Apps de delivery; whatsapp ou ligação telefônica).
QUANTIDADE DE LEITOS PARA COVID-19
O avanço ou retrocesso na abertura do comércio é controlado através da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) pelo Estado que monitora as questões de Saúde da Região e que decretou para este a situação laranja; assim como São Miguel Arcanjo. O coeficiente que o Estado está usando é a quantidade de leitos disponíveis para cada região; que são essas UTI´s ambas das regiões de Itapetininga e de Sorocaba cidades na qual atendem ao Município São Miguelense e os dados são regulados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) de mensuração de vagas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)
Ao total segundo o CROSS temos 5% dos leitos ocupados e nem todos são de pacientes com Covid-19; a região possui 95% dos leitos vagos de baixa complexidade; se o paciente piorar; ou precisou de um encaminhamento este não vai ficar em são Miguel Arcanjo; logo será removido para esses leitos vagos da CROSS podendo ser tanto em Sorocaba como Itapetininga.
Porém no dia 15 de Julho( data de enceramento da quarentena) pode haver uma nova regra decretada pelo Estado de São Paulo.
SÃO MIGUEL ARCANJO CONSEGUIU CURAR MUNÍCIPES
Dos 43 infectados por Covid-19 em São Miguel Arcanjo 30 já estão curados do Coronavírus e não transmitem mais a doença; para quem pergunta? ""Por que não retirar os infectados e curados do boletim eletrônico"" a respota é porque esses dados são estatísticos do boletim epidemiológico e são normas de Saúde do Governo Federal; protocolos de saúde a serem seguidos; por isso sempre aparecem nos boletins de divulgação da Prefeitura.
CIDADÃO PRECISA TER CONSCIÊNCIA E SEGUIR O USO DA MÁSCARA
É necessário que haja conscientização da população; são normas comportamentais que vão ajudar a não espalhar o vírus no Município; e o que tem que ser feito a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Miguel Arcanjo estão fazendo; cabe agora ao cidadão fazer a sua parte usando a máscara; mantendo o distanciamento social e a higienização correta.
"São Miguel Arcanjo