Câmara de São Miguel Arcanjo participa da XIV conferência Municipal de Assistência Social
Reconstrução do Sistema Único de Assistência social (SUAS) o SUAS que temos e o SUAS que queremos
A XIV Conferência Municipal de Assistência Social, acontece nesta tarde de quinta-feira (22/6), no galpão do Grupo Renascer da Melhor idade, em São Miguel Arcanjo.
O Sistema Único de Assistência social (SUAS) é de instância Federal um Projeto que nasceu em 2005, e possui um plano decenal (10 anos), que é seguir os objetivos para melhora das equipes de trabalho que prestam atendimento à população, na proteção social para todos os brasileiros.
Abertura do evento teve como cerimonialista a presidenta e vereadora Camila Camargo de Capão Bonito, que convidou os componentes da mesa; a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social Ângela Maria da Guia, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Municipal Eliana Ribeiro, o presidente vereador Cláudio Miguel Ferreira Filho, Secretário de Obras Municipal Felipe Marques, presidenta do grupo Renascer da Melhor Idade Maria Isabel Matos e a usuária do SUAS Marli Terra, todos representando a cidade de São Miguel Arcanjo.
" A política precisa contribuir com as políticas públicas, e o cidadão entender que os órgãos públicos não estão fazendo um favor ao cidadão, é uma obrigação para vocês, e é importante que todos participem." Enfatizou Cláudio Filho (Claudinho).
O SUAS é um plano de execução da política pública de assistência social, e que abrange toda a melhoria de amplitude de ofertas públicas, em verbas, em equipamentos, atendimentos, para atender a todos, seja quem mora em zonas rurais e urbanas, pessoas idosas, e em situação de vulnerabilidade social.
No decorrer da programação o conferencista e assistente social Lucilei Araújo apresentou os propósitos das execuções de políticas públicas e do SUAS, também foi debatido e aprovado o Regimento Interno, uma minuta do SUAS para que as diretrizes sejam trabalhadas, democraticamente, para os próximos anos.
Luciano explicou as articulações do sistema de assistente social como as visitas sociais em residências, os atendimentos nos Cras, Crea, na secretária de acolhimento, diversos serviços de atendimento ao cidadão, como que as políticas públicas de atendimento e cobertura estão funcionando. E como os órgãos públicos mapeiam as instâncias e os assistidos.
São Miguel Arcanjo