Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai implementar o voto direto por celulares; computadores ou tablets; mas a proposta será para as próximas eleições. O Tribunal publicou um edital em setembro; onde convoca empresas de tecnologia que possuam interesse em implementar em conjunto o serviço; e que mostrem seus projetos.
O projeto “Eleições do Futuro” busca usar a tecnologia em prol do cidadão; aperfeiçoando o sistema eletrônico de votação em uso desde 1996; no Brasil.
O convite público feito em setembro de 2020; busca analisar e entender soluções para o uso do voto; de forma on-line; que empresas ou instituições utilizem. As empresas vão demonstrar de forma gratuita suas propostas no dia 15 de novembro; data a qual acontece o primeiro turno das Eleições Municipais de 2020.
Todas as demonstrações vão ser supervisionadas pela Justiça Eleitoral e vão contar com a ajuda de eleitores selecionados; no qual votam em candidatos fictícios. As sugestões vão priorizar a segurança dos dados e do processo eleitoral; respeitando o sigilo do voto.
Por análise das sugestões apresentadas para votação on-line; o TSE vai verificar a estratégia que melhor apresentar segurança; para proporcionar a mudança futura no processo eleitoral.
Segundo o presidente do Tribunal; ministro Luís Roberto Barroso; a proposta visa proporcionar uma forma moderna e mais barata para as votações. O projeto foi apresentada aos ministros Edson Fachin e Alexandre Moraes; os quais vão organizar e conduzir as eleições de 2022.
São Miguel Arcanjo