São Miguel Arcanjo, terça-feira, 30 de novembro de 2021 Telefone (15) 3279-1483

Site da Câmara de São Miguel Arcanjo adere a Campanha Outubro Rosa

Campanha Outubro Rosa de Prevenção ao Câncer de Mama e Útero

Site da Câmara de São Miguel Arcanjo adere a Campanha Outubro Rosa

O site da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo terá a cor rosa durante o mês de Outubro, em alusão à Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Útero. A ação visa ainda, orientar sobre a importância da prevenção à doença.

O destaque em rosa no site é uma forma de mostrar solidariedade com os munícipes sobre as campanhas de conscientização e alertas, principalmente na área da saúde.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa levar a informação em forma de conscientização na prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha mostra a extrema importância do público feminino em realizar consultas e exames regularmente, entre eles, mamografia na prevenção ao câncer.

LEI MUNICIPAL

Com o intuito de aumentar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, foi criada a Lei Municipal N° 4.069  de 30/10/2018 que institui no calendário Oficial de Eventos do Município o mês “Outubro Rosa”.

CONSCIENTIZAÇÃO

O primeiro passo de conscientização da Campanha Outubro Rosa, no Brasil, foi em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado com luzes cor de rosa.

Entretanto, é em 2008 que o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, com sede em Santos-SP, em maio, iluminou de rosa a fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo dia Estadual Paulistano de Prevenção ao Câncer de Mama, comemorado todo terceiro domingo de maio.

A partir dessas comemorações, o movimento passou a ganhar força em várias cidades brasileiras que aderiram ao Outubro Rosa, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

Ainda é de extrema preocupação o alto número de mortes por esse tipo de câncer, devido por causa ao alto índice de diagnósticos tardios, ou seja, com o câncer em estado avançado.