Administração - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Câmara vai realizar palestra “ A importância da Libras L2 para se comunicar com Surdos e Deficientes Auditivos"

Palestra “ A importância da Libras L2 para se comunicar com Surdos e Deficientes Auditivos"

A Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo vai realizar na terça-feira, 26,  às 19h30, a palestra “A importância da Libras L2 para se comunicar com Surdos e Deficientes Auditivos" abordando temas como: Direitos e garantias fundamentais dos cidadãos Surdos, o que é a Libras ( linguagem de sinais),  como se comunicar com o Surdo, nomenclaturas Surdo-mudo, e formas de Acessibilidade e inclusão.

A palestra será ministrada por uma de nossas intérpretes, que faz a tradução da linguagem oral para sinais, Prof.ª Especial. Libras - Interpretação e Tradução Bianca Lopes dos Santos Miyazaki.

A história do Setembro Azul ou Setembro Surdo: lutas e conquistas da comunidade surda

O ano de 2011 foi o berço de um movimento que, até hoje, busca por direitos da comunidade surda. Neste mês, são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo. O movimento empenha-se em manter viva a Língua de sinais e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.

Diálogo Público

Dentro do mês Setembro Azul, a palestrante traz o diálogo de como as políticas públicas devem ser pensadas de forma efetiva para a pessoa surda, bem como a necessidade de adaptações e atenção específica, além de discutir as condições objetivas de plenitude da cidadania dos surdos brasileiros, assim como elas são para quem não tem deficit de audição, no Brasil. O objetivo é tratar daquilo que se pode e se deve fazer além da afirmação da linguagem dos surdos.

Data: 26/09/2023

Local: Plenário Manoel Fogaça - Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo