Administração - Segunda-feira, 12 de Junho de 2023

Câmara realiza cerimônia de posse do Parlamento Jovem 2023

Cerimônia do Parlamento Jovem foi realizada no Plenário da Câmara Municipal, com a distribuição dos certificados aos alunos participantes

Câmara realiza cerimônia de posse do Parlamento Jovem 2023

A cerimônia de posse do Parlamento Jovem de 2023, em São Miguel Arcanjo, foi marcada pela entrega dos certificados aos alunos que participaram desta primeira edição.

O evento, celebrado na última segunda-feira (5/6), ocorreu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença dos estudantes, da equipe coordenadora, e foi liderado pelo servidor da Casa Gabriel Ratto Domiciano, e de representantes das escolas que integram o Parlamento: José Baltazar de Souza, Prof.ª "Maria Elisa de Oliveira, Prof.ª "Maria Francisca Deoclécio Arrivabene; Massanori Karazawa; Nestor Fogaça; Sadamita Ivassaki, EMEIF "Joaquim Nunes Vieira; e o Colégio Arcanjo Objetivo.

Compondo a mesa de cerimônias estavam presentes; o presidente da Câmara Claúdio Miguel, o primeiro-secretário Luiz Antônio Piedade França, e a Secretária de Educação Municipal Elaine Medeiros Arantes Galvão.

No final do evento, o grupo chorinho na Praça, formado por alunos das escolas, realizaram uma apresentação com músicas instrumentais.

Ao longo de sua fala, o presidente da Câmara Vereador Cláudio Miguel Ferreira Filho (Claudinho), discursou da importância de atuação dos jovens e do papel que a Escola do Legislativo vai proporcionar. “Pôr em prática o Parlamento Jovem é de suma importância para que pudéssemos escutar e compreender os jovens na realidade em que vivem, atentos aos seus anseios e suas expectativas”. Frisou Claudinho.

Apesar de possuir resolução desde 2012 só nessa 18º legislatura foi instituído

A posse simboliza a primeira edição do Parlamento Jovem, que vai resultar em encontro e debates a respeito de diversos temas em prol de uma sociedade melhor. As escolas convidas para participar trouxeram a formação de seus grêmios estudantis para receberem a diplomação pela Escola do Legislativo.

O QUE É O PARLAMENTO JOVEM?

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do município, que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal.

Os jovens vão poder escolher temas de relevância social e vivenciar atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

O Parlamento é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo, por meio da Escola do Legislativo (ELEGISMA), realizada em parceria com as Escolas locais.