Administração - Segunda-feira, 17 de Abril de 2023

Vereadores solicitam informações sobre Tratamento contra o câncer

Vereadores requerem gestão humanizada com pacientes em tratamento oncológico

Vereadores solicitam informações sobre Tratamento contra o câncer

Os Vereadores João Gilberto Sales Albach, Aguinaldo Castilho da Silva (Guina do Abaitinga), Fábio Jacob Pezzato, Agnaldo Pereira Junior(Guininha), Cid José Ferreira (Cid do Gás), Cláudio Miguel Ferreira Filho(Claudinho), Cláudio Satoru Watanabe, Gabriel Ratto Domiciano, José Alexandre Mendes (Zé Alexandre), Júlio César Buscariol, Luiz Antônio Piedade França, apresentaram nesta 11ª Sessão Legislativa de quarta-feira (12/4), um Requerimento pedindo informações à Prefeitura, e a Secretaria de Saúde de como atuam com os pacientes em tratamento oncológico, na luta contra o câncer.

No Requerimento informam que os pacientes se deslocam para Jaú, e vão no transporte juntos com pacientes que tratam de outras comorbidades em Botucatu, o que com isso aguardam muitas horas, após o tratamento, esperando em locais inapropriados, e sem nenhuma infraestrutura como alimentação, estadia, ou local de repouso.

Deslocando-se por longas distâncias o que gera um grande desgaste físico em quem está debilitado, uma vez que, procedimentos geram mal-estar, fome. A espera em condições climáticas como frio, chuva e calor agravam o quadro de desconforto.

Na solicitação, pedem esclarecimento se há projeto da administração municipal em garantir um local adequado, como uma casa de apoio aos pacientes. Também pedem esclarecimento sobre a rota do transporte ser por Guareí, pois pela rodovia via Tatuí diminui o percurso, além disso, quais são as condições dos veículos que transportam os pacientes, se oferecem conforto na viagem, se há previsão de garantir o kit-lanche, e se sim, quando será iniciado.

Visando o bem-estar físico dos pacientes oncológicos, solicitam que a Prefeitura possa implementar outro veículo de transporte, alternando turno e horários, diminuindo a espera dos pacientes para retornarem para suas casas.

O Câncer provoca desconforto, dores, mal-estar, e debilita os pacientes, assim como seu tratamento, que possui transplantes, uso de bolsas de sangue, cirurgias, rádio e quimioterapias, logo saem muito cedo de São Miguel Arcanjo, ficam horas sem alimentação, além disso, existe a questão financeira de cada paciente, que às vezes, não possui condição de comprar seu alimento, debilitando-os ainda mais nessa difícil batalha.

Os Vereadores aguardam uma resposta da Prefeitura e da Secretaria de Saúde Municipal para o Requerimento feito, nessa 11ª Sessão Legislativa.

Requerimento Nº 69/2023 - Autoria(s): JOÃO GILBERTO SALES ALBACH, AGUINALDO CASTILHO DA SILVA, FÁBIO JACOB PEZZATO, AGNALDO PEREIRA JUNIOR, CID JOSÉ FERREIRA, CLÁUDIO MIGUEL FERREIRA FILHO, CLÁUDIO SATORU WATANABE, GABRIEL RATTO DOMICIANO, JOSÉ ALEXANDRE MENDES, JÚLIO CÉSAR BUSCARIOL, LUIZ ANTÔNIO PIEDADE FRANÇA

Assunto: Requer ao Poder Executivo, por intermédio do setor competente, informações sobre o tratamento do câncer dos pacientes de São Miguel Arcanjo