Administração - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Quadro de profissionais da educação especial de São Miguel Arcanjo precisa ser ampliado

Vereadores ouviram este relato de pais de alunos e servidores das unidades escolares

Após a 11ªSessão Legislativa, dessa quarta-feira(12/4), todos os Vereadores: Agnaldo Pereira Júnior ( Guininha), Aguinaldo Castilho da Silva ( Guina do abaitinga), Cid José Ferreira (Cid do Gás), Cláudio Miguel Ferreira Filho (Claudinho), Cláudio Satoru Watanabe, Fábio Jacob Pezzato, Gabriel Ratto Domiciano, João Gilberto Salles Albach, José Alexandre Mendes, Júlio César Buscariol e Luiz Antônio Piedade França se reuniram com professor e pai de alunos para debater a contratação de mediadores escolares, estagiário ( professor auxiliar), para alunos com deficiência e autistas na rede municipal de ensino.

“O objetivo da reunião é falar dos alunos especiais ou transtornos, em um ofício que mandamos para a Secretaria de Educação, a quantidade de 79 alunos, seja com Deficiências ou síndromes. A dificuldade encontrada nas escolas municipais e pelos professores, são a falta de profissionais para trabalhar, ou de darem auxílio a esses alunos.” Enfatiza o professor de Educação física Robson Alves Rodrigues

Robson também informou a dificuldade de um professor atender uma sala com 20 alunos, e dar atenção a um aluno com espectro autista ou portador de deficiências, sobrecarregando o professor, pois ele precisa educar, ensinar, desenvolver o aluno, ensinar todos, é preciso mais condições de trabalho para dar suporte.

A representante do Conselho de Pais e Alunos da cidade relatou a dificuldade que na época de seu estágio como professora substituta, trabalhou pôr dois anos na EMEIF “Prof. Luiz Fernando Correa Pires”, numa sala com 24 alunos, sendo dois alunos autistas, e um com autismo muito grave, sem oralidade, que se batia, e neste ano ele nem está mais frequentando a escola.

“Muitas vezes cobramos aqui na Câmara, contratações de profissionais para educação especial, propusemos uma Emenda para ampliar o número de profissionais, não tivemos sucesso, pois a própria Constituição Federal esbarrou nesse sentido, pois temos uma limitação de atuação como Vereadores, há situações que partem do Executivo e outras do Legislativo, fizemos inúmeras indicações e requerimentos que são outras modalidades de proposituras, quando estamos aqui pedindo não é para atacar secretários, mas é para tentar trazer solução, trabalhar em conjunto, precisamos desse embasamento técnico da área como vocês estão trazendo a demanda, vamos tentar adequar a forma de trabalho para sanar.

Sabemos da necessidade ter uma equipe multidisciplinar, técnicos capacitados para desenvolverem esses laudos.” Afirmou o Vereador João Gilberto Salles Albach.

INTEGRAÇÃO ESCOLAR

As EMEIF - Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Escola Pública Municipal) necessitam incluir todos na escola, prevendo a integração do aluno com necessidades educacionais especais em sala de aula, dando a garantia de igualdade dentro do mesmo contexto escolar. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente todas as crianças possuem o direito de usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos.

Por isso a importância do acompanhamento de profissionais, como professores auxiliares, profissionais com especialização em educação especial, e toda a infraestrutura que as crianças necessitem para seu desenvolvimento escolar. E não gerar sobrecarga no trabalho dos profissionais que já atuam em sala de aula.