Bandeira do Município de São Miguel Arcanjo

A bandeira do município de São Miguel Arcanjo foi criada através da Lei nº 388, de 24 de novembro de 1966, com as seguintes características:

Descritivo

Oitavada de azul, formando as oitavas figuras geométricas trapezoidais, constituídas por oito faixas brancas, carregadas duas sobre-faixas amarelas, dispostas duas a duas no sentido horizontal, vertical, em banda e em barra que partem de um retângulo branco central, onde é aplicado o brasão.



Justificativa e Simbolismo

Em conformidade com a tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as bandeiras municipais são oitavadas, ostentando ao centro o brasão da cidade em suas cores heráldicas, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo.


O brasão, ao centro da bandeira, simboliza o Governo Municipal e o retângulo, onde é aplicado, representa a própria cidade sede do município. As faixas simbolizam o Poder Municipal (Governo do Município) que se expande a todos os quadrantes do território e as oitavas (figuras geométricas trapezoidais) assim constituídas, representam as propriedades rurais existentes no território municipal.